História

Até o ano de 1959 a população da região norte de Joinville, mais especificamente do bairro Bom Retiro, espiritualmente ficou relegada a própria sorte, procurando, as mais esforçadas, satisfazer suas aspirações religiosas na Catedral do Bispado. Em 8 de fevereiro ano de 1959, percebendo que esta região estava muito desprovida de um espaço para a prática da fé e encontro com o sagrado, Dom Gregório Warmeling, então bispo diocesano de Joinville, criou a Comunidade Santo Antônio, que era assistida pelos padres da Catedral. Em 1961, a Congregação dos Salesianos de Dom Bosco foi convidada por Dom Gregório para assumir o governo e a animação pastoral da Comunidade Santo Antônio, o que aceitou com disponibilidade. No dia 1º de julho 1961 chegou a Joinville/SC, Padre Tercílio Nardelli, empossado como primeiro pároco em 15 de agosto de 1961, mesma data em que foi criada a Paróquia Santo Antônio. Nos primeiros tempos, o Padre Tercílio fazia as refeições e dormia na Catedral.

Depois, a comunidade providenciou um modesto aposento para ele pernoitar nas dependências da Paróquia, acolhendo-o nas casas das famílias para as refeições. Paralelo ao trabalho pastoral na paróquia, desde os primeiros tempos a preocupação salesiana da educação da juventude foi concretizada nas primeiras máquinas de datilografia doadas por paroquianos para que fosse possível proporcionar um curso à juventude da comunidade. Nascia, assim, o (IJEA) Instituto Joinvilense de Educação e Assistência, hoje conhecido como Centro Educacional Dom Bosco.

A Igreja foi sendo construída aos poucos e em 1965 toda a estrutura de madeira para a fundação, as colunas estavam preparadas, na parte frontal toda a caixaria para a torre que teria mais de trinta metros de altura estava montada, quando um forte vendaval que passou pela cidade, durante a festa do quarto aniversário da paróquia, colocou tudo abaixo e a construção teve que recomeçar do início.

Em 1969 a nova igreja foi inaugurada e em 1970 recebeu bancos novos. Párocos que atuaram na paróquia neste período:
Padre Tercílio Nardelli, SDB de 1961 a 1962
Padre Antônio Possamai, SDB de 1963 a 1972
Padre Lauro Venturi,SDB 1972
Padre Dante Domênico Cemin, SDB de 1973 a 1979
Padre Adriano Cemin, SDB de 1980 a 1984
Padre Tercílio Nardelli, SDB de 1985 a 1988
Padre Tarcizio Paulo Odeli, SDB de 1989 a 1996
Padre Isidoro de Paula da Silva, SDB de 1997 a 2002
Padre Renato dos Santos, SDB de 2003 a 2008
Padre Gilson Marcos da Silva, SDB de 2009 a 2010
Padre Severino Piccinini, SDB desde 2011.

Copyright © 2019 Paróquia Santo Antônio.
Todos os direitos reservados.