Obra Social

O Instituto Joinvilense de Educação e Assistência – IJEA – Centro Educacional Dom Bosco é uma associação sem fins lucrativos, de caráter educacional, beneficente, cultural e de assistência social, tendo atualmente como uma de suas finalidades a inclusão social de adolescentes e jovens entre 12 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social.

A Instituição tem como centro do seu agir o Projeto Educativo-Pastoral Salesiano, fundamentado nos princípios evangélicos traduzidos e clarificados pelo Sistema Preventivo de Dom Bosco e nos avanços das teorias educacionais, sociais e tecnológicas.

O Centro Educacional Dom Bosco foi fundado em 15 de agosto de 1961, tendo como seu primeiro diretor P. Tercílio Nardelli.
No ano de 1964 foi feita a aquisição de uma área de 12.200 m2, localizada entre a Rua Dona Francisca, a Praça Dr. João Colin e a Avenida Santos Dumont, onde seria construída a sede do IJEA. Logo após o início da construção, a mesma foi embargada, pois se delineava um novo Plano Viário.

Em 1966, quando a Comunidade Salesiana se estabelecia em nova residência, começaram, junto à mesma, a funcionar os Cursos de Datilografia e Tipografia. No ano de 1967 aconteceu a aquisição do atual terreno, localizado na Rua Sombrio, 15, no Bairro Saguaçu e, dessa forma, foi surgindo o Oratório Festivo e depois o Centro Juvenil Dom Bosco.

Em 1968 passou a ser utilizado um imóvel, onde funcionava uma fábrica de artefatos de madeira, que acolheu também os cursos de Marcenaria, Datilografia e Artes Gráficas. No ano de 1970, com a inauguração da nova igreja matriz de Santo Antônio, os cursos passaram a funcionar na antiga igreja, ao lado da construção atual, com exceção do curso marcenaria, que fora encerrado. No mesmo ano, foi assumido um Jardim da Infância, antes administrado pela Congregação das Irmãs Catequistas, que, posteriormente, seria o conhecido “Jardim de Infância Chapeuzinho Vermelho”.

Em 1984 foi construído um novo prédio para acolher o “Jardim da Infância Chapeuzinho Vermelho”, que funcionou até meados da década de 90. Em 1989, surgiu o Centro Comunitário Dom Bosco. No ano de 2000, Jubileu de Jesus Cristo, com o auxílio prestado do P. Sebastião Alaertes Bueno de Camargo, o local foi denominado CENTRO EDUCACIONAL DOM BOSCO, oferecendo cursos de Informática, Datilografia, Auxiliar de Escritório e Violão. Em 2002 foi firmado o convênio de cooperação mútua com a Prefeitura Municipal, tendo por objetivo o auxílio financeiro e visando também o atendimento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

No ano de 2005, com o advento da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097), a iniciação profissional foi reordenada e surgiram os seguintes Cursos de Nível Básico: Administração Comercial Informatizada, Rotinas Administrativas, Secretariado Informatizado, Manutenção de Microcomputador, Instalação Elétrica e Hidráulica (Predial) e Costura Industrial. Continuaram os Cursos de Iniciação: Artesanato, dança e violão.

Em 2009, foi realizado um novo reordenamento e começou a funcionar o Curso de Serviços Administrativos, também validado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e caracterizado pela articulação, complementaridade e simultaneidade entre as atividades teóricas (desenvolvidas nesta entidade) e práticas (desenvolvidas nas empresas parceiras).

Em 2011, os Cursos de Iniciação (Artes, Dança, Violão) também passaram por reordenamento e receberam a denominação de Oficinas de Artes, Dança, Informática e Música. Neste mesmo ano foi firmado o convênio com o Instituto de Oportunidade Social - IOS, objetivando a qualificação profissional de jovens de baixa renda, de 15 a 23 anos, e pessoas com deficiência, de 18 a 39 anos, através de um modelo de treinamento semestral que recebeu o nome de "Desenvolvimento Profissional e Administrativo” utilizando o software ERP TOTVS. Este convênio foi encerrado no ano de 2015.

Em 2016, após algumas tratativas com a prefeitura, se deu o início ao convênio com a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Joinville para trabalhar com crianças de 4 a 5 anos, 11 meses e 29 dias. Para que este convênio fosse acertado foi reformado o Bloco B e aconteceu instalação do CEI – CENTRO EDUCACIONAL DOM BOSCO, para atendimento a 160 crianças.

Copyright © 2019 Paróquia Santo Antônio.
Todos os direitos reservados.